DECISÕES TOMADAS NA REUNIÃO DO CONSELHO MUNDIAL DE ATLETISMO EM ROMA
O Conselho Mundial de Atletismo tomou uma série de decisões importantes em sua 229ª reunião em Roma, para encerrar um ano de grande sucesso para o esporte e fornecer orientação para os próximos anos.
Em seu resumo do ano, o presidente da World Athletics, Sebastian Coe, destacou que a organização organizou quatro eventos da World Athletics Series, com a presença de quase 4.000 atletas de 180 países, que estabeleceram 354 recordes nacionais. Esses eventos alcançaram uma audiência de TV global cumulativa de três quartos de bilhão, que se estendeu a mais de um bilhão quando contabilizada a audiência digital.
Entre outros eventos, Atletismo organizou 162 eventos do Continental Tour, onde competiram quase 12.000 atletas de 159 países, estabelecendo 2 recordes de área, 118 recordes nacionais e 2.396 recordes pessoais.
Na estrada, a contagem será de 200 eventos com quase 3 milhões de pessoas participando e gerando uma receita total de $ 1,7 milhão, dos quais $ 72.000 serão pagos à AIU por seu programa de testes nas maratonas de alto nível.
O site do World Athletics teve 33 milhões de visitantes com mais de 1 bilhão de acessos no banco de dados de estatísticas da competição. Nossa cobertura da média atingiu 10 bilhões de pessoas. Nossos seguidores nas Mídias sociais cresceram para 10 milhões e nosso banco de dados de fãs cresceu para 183.000.
O Conselho chegou às seguintes decisões em sua reunião de dois dias em Roma.
ANFITRIÃO DOS REVEZAMENTOS MUNDIAIS DE ATLETISMO DE 2024 ANUNCIADO
Os Revezamentos Mundiais de Atletismo de 2024 foram concedidos a Nassau nas Bahamas.
Este evento será realizado em abril/maio de 2024 (datas a confirmar) e será o principal evento de qualificação olímpica para os revezamentos 4x100m e 4x400m masculino e feminino e revezamento 4x400m misto.
Coe saudou a decisão, dizendo: “Tivemos três edições maravilhosas do World Athletics Relays em Nassau, que estabeleceu este evento no calendário global, então sabemos que estamos em boas mãos para o que será uma importante qualificação olímpica para todos os nossos eventos de retransmissão. Estamos confiantes de que as Bahamas oferecerão as melhores condições para os atletas e uma atmosfera brilhante para atletas e torcedores, ao marcarmos um marco importante no caminho para os Jogos Olímpicos de Paris”.
O presidente da Associação de Associações Atléticas das Bahamas (BAAA), Drumeco Archer, respondeu: “Estamos incrivelmente entusiasmados com a tão esperada volta para casa do World Athletics Relays 2024 e somos gratos ao Conselho Mundial de Atletismo por considerar as Bahamas como a cidade anfitriã. para este evento tão importante. A família BAAA e as partes interessadas estarão de pé nas praias e aeroportos com a bandeira do atletismo acenando alto enquanto damos as boas-vindas ao mundo do atletismo e aos entusiastas do esporte de volta às nossas costas.
“Com entusiasmo mútuo, o governo das Bahamas tem o orgulho de recebê-lo de volta ao nosso país, que é amplamente conhecido como um paraíso esportivo. Tanto o governo das Bahamas quanto a BAAA pretendem fazer da quarta hospedagem deste evento a experiência mais ‘Bahamazing’ de todas!”
RELATÓRIO DA FORÇA-TAREFA DA RÚSSIA
A Força-Tarefa da Rússia do Atletismo Mundial espera estar em posição de fazer uma recomendação final ao Conselho Mundial de Atletismo sobre o restabelecimento da Federação Russa (RusAF) na próxima reunião do Conselho em março de 2023, desde que a RusAF continue a progredir na reforma de sua cultura , disse o presidente da força-tarefa, Rune Andersen, ao Conselho hoje.
No entanto, ele reconheceu que o progresso da RusAF em seu plano de reintegração não teria influência em qualquer decisão do Conselho sobre o status da RusAF decorrente da guerra na Ucrânia.
Ao apresentar seu relatório regular ao Conselho, Andersen disse que a equipe de liderança da RusAF “incorporou uma nova cultura de boa governança e tolerância zero para doping em toda a organização” sob a presidência interina Irina Privalova.
Ele observou que a RusAF está relatando violações históricas das regras antidoping descobertas no Sistema de Gerenciamento de Informações do Laboratório de Moscou (LIMS), está fornecendo educação antidoping para 13.000 jovens atletas, desenvolveu um plano de distribuição de testes que inclui mais de 2.000 testes domésticos de russo atletas por ano (a maioria fora da competição) e está tomando outras iniciativas, incluindo multar atletas financiados pelo governo por qualquer violação de localização.
Mas Andersen disse que a mudança cultural generalizada e sustentável provavelmente levaria muitos anos para ser incorporada e prosseguiria em ritmos diferentes em diferentes partes do sistema. Ele expressou preocupação com a decisão da comissão disciplinar da RUSADA de não publicar suas conclusões no caso da patinadora no gelo Kamily Valieva.
Ele disse que o monitoramento e a supervisão das operações da RusAF não terminariam quando sua suspensão da associação ao World Athletics fosse suspensa, mas essa função seria assumida pela Unidade de Integridade do Atletismo, que aplicaria um conjunto detalhado de Condições Pós-Reintegração, mais rigorosas do que as atualmente impostas às federações de “Categoria A” (aquelas consideradas como de maior risco de grandes problemas de doping).
Essas condições seriam finalizadas com a AIU nos próximos meses e seriam apresentadas ao Conselho para aprovação antes que a Força-Tarefa fizesse sua recomendação final sobre a reintegração.
A Força-Tarefa também recomendaria que, para evitar retrocesso ou interferência, qualquer violação material das Condições Pós-Reintegração deveria desencadear uma proposta do Conselho ao Congresso para expulsar RusAF permanentemente da associação ao Atletismo Mundial.
ACTUALIZAÇÕES DA SÉRIE MUNDIAL DE ATLETISMO
A fim de continuar a apoiar o desenvolvimento da corrida de estrada, especialmente o crescimento das milhas de estrada e das corridas de estrada de 5 km, o Conselho concordou em alterar a frequência atual dos Campeonatos Mundiais de Corrida de Estrada bienais, tornando-o um evento anual. A rotação anual começará em 2025.
O Conselho também aprovou as seguintes datas para os próximos eventos da World Athletics Series:
- Campeonato Mundial de Atletismo Cross Country Medulin/Pula 24: 10-11 de fevereiro de 2024
- Campeonato Mundial Sub-20 de Atletismo Lima 24: 26-31 de agosto de 2024
- Campeonato Mundial de Atletismo Tóquio 25: 13 a 21 de setembro de 2025
MUDANÇAS NAS REGRAS DA COMPETIÇÃO
A partir de 1º de janeiro de 2023, o World Athletics introduzirá um recorde mundial oficial para a milha em estrada. Antes de 1º de setembro de 2023, o reconhecimento oficial de um recorde mundial exigirá um desempenho de pelo menos 3:50,00 (homens) / 4:19,00 (mulheres). Se os padrões listados não forem cumpridos até 1º de setembro, as performances mais rápidas registradas e elegíveis para recordes serão reconhecidas como recordes mundiais.
STATUS DA FEDERAÇÃO DO QUÊNIA
O Conselho discutiu a situação atual do doping no Quênia no contexto do relatório regular da Unidade de Integridade do Atletismo. Foi acordado que o compromisso do governo queniano de fornecer US$ 5 milhões adicionais por ano durante os próximos cinco anos para fortalecer os programas antidoping do Quênia foi uma resposta apropriada à situação neste momento. Como o Quênia continua sendo uma federação de Categoria A sob as regras antidoping do Atletismo Mundial, a responsabilidade permanece sobre as autoridades quenianas de trabalhar em estreita colaboração com a AIU para garantir que esses fundos sejam usados de maneira eficaz.
Coe saudou as medidas que estão sendo tomadas para lidar com a situação de doping no Quênia.
“Saúdo particularmente o recurso adicional disponibilizado pelo Governo do Quénia nesta luta. A única maneira de reduzir a escala desse problema é um compromisso conjunto de todas as partes interessadas do esporte no Quênia e, claro, do World Athletics e sua unidade de integridade do atletismo”, disse Coe.
DSD E REGULAMENTOS TRANSGÊNEROS
Fora de sua reunião formal, o Conselho também participou de uma sessão de informação de duas horas para discutir uma revisão contínua dos atuais Regulamentos DSD e Regulamentos Transgêneros. Uma opção preferencial para ambos os conjuntos de regulamentos foi apresentada aos membros do Conselho e foi acordado que esta opção seria considerada mais amplamente durante um período de consulta com as federações membros, atletas e outras partes interessadas nos próximos meses. Os resultados dessa consulta e uma recomendação final serão apresentados ao Conselho para decisão em sua reunião de março.
“Como muitos de vocês sabem, sempre dissemos que nossos regulamentos nesta área, e todas as áreas, estão sujeitos a revisão a qualquer momento”, disse Coe. “Em termos desses regulamentos, seguiremos a ciência e a década e mais pesquisas que temos nesta área para proteger a categoria feminina, manter a justiça em nossas competições e permanecer o mais inclusivo possível.”
Algum trabalho adicional está sendo preparado seguindo as informações do Conselho. Assim que isso for concluído, a World Athletics compartilhará sua opção preferida publicamente como parte do processo de consulta.