
Excelentíssimo Senhor Presidente do Comité Olímpico de Moçambique
Excelentíssimo Senhor Director de Cultura e Desporto no Município de Maputo
Distintos Senhores Presidentes das Federações Desportivas aqui presentes
Estimados Parceiros
Minhas Senhoras e Meus Senhores
Permitam-me que vos saúde em nome da Direcção da Federação Moçambicana de Atletismo recém empossada e em meu nome por ocasião desta cerimónia de tomada de posse dos órgãos sociais da Federação Moçambicana de Atletismo eleitos por maioria pelas associações provinciais desta disciplina rainha dos Jogos Olímpicos.
A família do atletismo, do Rovuma ao Maputo e do Zumbo ao Índico tem motivos de festa por este momento marcante e de viragem na história da modalidade. Celebremos, pois, em conjunto, o Atletismo Para Todos, um movimento que pretende unir Ex-praticantes, Praticantes, Dirigentes, Empresários, Governo, Autarquias, Professores, Jornalistas, Simpatizantes, em suma, todos segmentos da sociedade em prol do desenvolvimento do atletismo moçambicano.
Quando assumimos a vontade e o compromisso de dirigir a Federação Moçambicana de Atletismo fizemo-lo conscientes das barreiras que nos esperam e também da magnitude dos desafios que dia-a-dia vamos enfrentar nos próximos quatro anos. Os desafios são muitos e grandes. Esperamos muitos obstáculos. Contamos com todos para superá-los e estamos em condições de assegurar que não pouparemos energias para levar o atletismo para todos.
Felizmente sabemos que não vamos começar tudo do zero. Existem programas e actividades em curso que serão continuados para garantir o contínuo desenvolvimento do atletismo moçambicano.
Distintos presentes
Minhas Senhoras e Meus Senhores
Quero assegurar que os próximos quatro anos serão de actividade intensa centrada no atleta para permitir que futuramente Moçambique volte a tomar parte das competições internacionais africanas e mundiais com mérito desportivo.
A base de dados dos atletas, com respectivos escalões e tempos de marca, será pública, incluindo critérios de selecção para determinadas provas de modo a eliminar quaisquer formas de nepotismo e também assegurar a igualdade de oportunidades aos atletas independentemente da sua província, distrito ou clube de origem. Seremos sempre pela inclusão e não discriminação!
Reiteramos o nosso compromisso de cultivar os mais altos valores de responsabilidade, imparcialidade, justiça, isenção e nos distanciarmos de qualquer manifestação de corrupção.
Sob a nossa direcção, o atletismo não será para um determinado grupo ou uma elite. Queremos deixar claro que não fomos eleitos para promover qualquer espécie de caça às bruxas. Para nós, todos contam para desenvolver a modalidade da nossa preferência. Faremos tudo para proteger os interesses dos atletas, garantindo-lhes as condições e os equipamentos necessários para uma performance digna.
O discurso de falta de competições deve passar para a história e é importante sermos proactivos. Por isso, deixamos o desafio para as associações provinciais estimularem o empresariado local para a promoção de provas regulares e desse modo conferir maior competição aos atletas desde os escalões de formação, que merecerão maior atenção por parte da nossa direcção.
Podem ter certeza de que o atletismo para todos não é um chavão eleitoral e vai traduzir-se diariamente na melhoria de condições de trabalho dos monitores, treinadores, atletas e juízes para que daqui a quatro anos todos tenhamos orgulho de ter participado nesta etapa de desenvolvimento da modalidade.
Termino reiterando os meus agradecimentos ao Governo, através da Secretaria de Estado do Desporto, às associações provinciais e a toda família do atletismo por esta confiança que depositaram neste elenco por mim dirigido. Renovamos a promessa de fazer tudo ao nosso alcance para não defraudar as vossas expectativas.
Por um Atletismo Para Todos
Khanimambo
Ndatenda
…….
Muito obrigado!